Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Aniversário de luxo: Audrey Hepburn completaria 80 anos este ano


Se estivesse viva, Audrey Hepburn - a eterna bonequinha de luxo – completaria 80 anos este mês.
Nascida em Bruxelas, na Bélgica, no dia 4 de maio de 1929, a atriz e modelo - falecida em 1993 - é considerada até hoje um dos maiores ícones de elegância e estilo.

A atriz, que encantou o mundo com sua beleza angelical, foi eleita por diversas vezes a personalidade mais bela de todos os tempos. Com 29 filmes no currículo, um Oscar pela primorosa atuação em "A Princesa e o Plebeu" (Roman Holiday, 1953) e uma postura singular, Hepburn transformou-se em um verdadeiro mito Hollywoodiano.

Mesmo vivendo na época em que prevalecia o biotipo das “Pin-ups” norteamericanas – loiras, baixinhas, com curvas generosas, pés pequenos e olhos claros – Audrey soube usar os “defeitos” a seu favor, e acabou trazendo ao mundo um novo padrão de beleza. Uma mulher magra, alta, com pés grandes, olhos escuros e um rosto delicado - exatamente o oposto das então divas, Grace Kelly e Marilyn Monroe.

O visual de Holly Golightly, personagem do filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, 1961), talvez tenha ajudado a dar forma ao ícone “Audrey Hepburn”. Sonhadora e delicada, a prostituta de luxo vivida pela atriz ficou marcada por seu estilo sofisticado e sóbrio. Definitivamente um clássico para o cinema e para a moda. Algumas peças-chave, como o vestido preto, as perolas, os óculos escuros e a charmosa piteira fazem parte do look.

Vida

Apesar de ser filha de um banqueiro inglês com uma baronesa holandesa, Audrey não teve uma infância de princesa. Além de viver em meio à ocupação nazista na Europa, seu estado de saúde era delicado – Hepburn sofria de anemia crônica e diversos problemas respiratórios.
Já durante a vida adulta, Audrey casou-se duas vezes, primeiro com o ator americano Mel Ferrer, depois com um psicólogo italiano, Andrea Dotti. Ela teve um filho com cada marido – Sean em 1960, e Luca, 10 anos mais tarde.

Depois do nascimento dos filhos, acabou abandonando a carreira no cinema. Embora tenha feito algumas pontas, ao final de sua vida a diva dedicou-se especialmente às causas sociais como embaixadora da UNICEF. Ela morreu no dia 20 de janeiro de 1993 na Suíça, vítima de um câncer.
xoxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin