Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

GB tira Dúvidas: Padrinho de Casamento + Acessórios

??????????????????Demorou mais saiu: está no ar mais um GB tira dúvida: Especial Casamento!!! Sendo um dos temas que mais recebo no GBTD - casamento - hoje dividi a postagem em 4 dúvidas - 3 padrinhos e 1 dúvida sobre acessórios. Mais uma vez na pesquisa eu busquei inspirações em casamentos reais o que facilita e ajuda muito aos respectivos leitores!
Vamos ao que interessa:

Dúvida 01 - Leitor: Bruno Cabral Alves (via email)
Fui convidado para ser padrinho de um casamento. Não tenho terno. Tenho uma calça social preta (exatamente do mesmo tecido da calça de um terno. Eu já tive um terno preto e comparei as duas calças, são exatamente iguais). Tenho também um blazer preto com padronagem xadrez (o xadrez é desenhado com listras cinza claro bem suaves, quase no mesmo tom do preto do blazer). Minha dúvida é saber se posso utilizar este conjunto como se fosse um terno? Pretendo utilizar também uma camisa social de manga longa na cor lilás claro + gravata preta lisa. O que você acha deste look para um padrinho de casamento?.

Antes de tudo, temos que ter a consciência de que casamento é uma das poucas festas que exigem um "padrão" na hora de se vestir. Não tem como inventar moda - casamento é uma festa formal, tudo vai depender da escolha dos noivos de como será a festa, na praia? No sítio? Na igreja? De dia ou a noite todas tem seu dress code. Foi esse pequeno detalhe que o Bruno Cabral esqueceu de comentar - o horário da festa!
A formalidade da festa será maior quanto mais tarde for o horário da cerimônia - No caso do Bruno, se a calça é em um tom semelhante ao blazer, não vejo o porque de não usar combinado fazendo a linha "look completo".
Se o casamento for pela manhã: Evite tecidos brilhantes, paletós brancos, camisas de seda, sapatos que não sejam preto ou marrom e calça jeans é um item permitido apenas para crianças abaixo de 10 anos.
Se o casamento for a noite: A formalidade aqui é inevitável, escolha um terno de cor única (cores escuras) com ou sem colete - de acordo com o combinado junto dos noivos. A gravata aqui deve ser escura, camisa de colarinho sem botões, punho com abotoaduras e sapatos (esqueça seu sapatênis do dia a dia). 
Dúvida 02 - Leitora Amanda Wiechert (via email)
Olá Afonso! Me chamo Amanda, sim uma garota! Por que meninas também seguem o seu blog! Estou com uma dúvida gigante! Meu sogro vai se casar, numa cerimonia na igreja com toda pompa e circunstância, e a festa será ao ar livre, e durante o dia. Meu namorado entrará na igreja com a mãe da noiva e ficará no altar durante a cerimônia...o problema: Que roupa usar? Fomos procurar ternos e afins, mas achei tudo muito formal, na maioria das lojas queriam nos vender/alugar meio-fraques, e como ele será parte da cerimônia, as cores sempre eram muito escuras. Estava pensando em um terno slim, com colete, acho que dá um toque especial, a cor ainda estou muito em dívida. O que você acha? Muito obrigada pela ajuda!.

Oi Amanda, fico super feliz quando recebo feedback de leitoras! Então, seu raciocínio está certíssimo!
A cerimônia pela manhãs exige mesmo o terno em cor mais clara ou neutra - a cartela: cáqui, cinza mais claro ou até mesmo o marinho (nem que seja na calça). A gravata aqui deve fazer a diferença dos demais convidados - uma assinatura pessoal para distingui-lo dos demais no altar. Como mostra nas fotos abaixo:
Os convidados podem apostar nos complementos esportivos sem abrir mão do blazer com o uso da gravata.
Evite os tecidos brilhantes, camisas de tecidos como seda e calça jeans (mesmo que seja de dia) e sapatênis.
Dúvida 03 - Leitor: Carlos Magno (via email)
Boa tarde, Afonso! Gostaria de uma opinião sobre o que vestir para um casamento. A cerimônia será a tarde, estou acompanhando minha noiva, conhecida do Casal. Ainda não sabemos qual será o traje. Não pretendo vestir terno (não tenho).Trabalho de traje esporte fino diariamente - salvo em casual days - e estou acostumado a me vestir assim. Considerando minha posição de convidado acompanhante, horário da cerimônia, posso manter este tipo de traje? Poderia ir mais comedido com camisa de linho goiaba claro, calça cinza sem pregas (sou longilíneo, 1,85m e odeio parecer balão inflado) e sapatos pretos, juntamente com cinto discreto preto?.

O casamento a tarde não tem a informalidade do pela manhã e nem a formalidade exigida no noturno. Outro ponto importante de se ressaltar - a condição de acompanhante da noiva que é amiga do casal. Como mostra as fotos abaixo, alguns casamentos realizados durante o dia ou mesmo a tarde alguns noivos fogem do padrão e os convidados usam apenas camisa e calça social. Tudo vai depender do dress code do casamento que você foi convidado (nas foto 01 e 02) o noivo casou de azul marinho sem gravata - ele já está informal não teria como exigir formalidade dos convidados. Os tons mais neutros são sempre os mais usados.
Então, Carlos Magno espere o comunicado dos noivos quanto ao traje da cerimônia, se o esporte fino for permitido para os convidados, você pode sim usar a sua camisa (se for manga longa usar na forma de 3/4) e calça social com sapatos e cinto casual. Abaixo algumas fotos de casamentos reais:
Dúvida 04: Leitor André Jacks (via email)
Olá descobri o seu blog achei muito bom!
Tenho 33 anos tenho um estilo de se vestir entre o básico e o moderno. O caso é que fui convidado para ser padrinho de casamento de uma prima, mas eu sou calvo e não tiro o boné por nada neste mundo da minha cabeça, sempre evito eventos sociais em que necessite  traje social, porém desta vez não tenho como fugir , posso usar chapéu? Ou é deselegante? O que você me indicaria usar de acessório na cabeça?
Me ajude por favor, abraços!
André, alguns casamentos é permitido o uso de chapéu porque faz parte do contexto da cerimônia. Casamentos em praia, geralmente ou os padrinhos ou mesmo o noivo tem o chapéu como acessório. Abaixo algumas opções de casamentos onde os convidados/padrinhos usaram chapéu - O panamá é a escolha da grande maioria.
Dentre as opções de chapéus: Fedora e Panamá são os mais vistos em casamentos diurnos.Agora quanto ao fato de você evitar alguns eventos por conta da cálvice, alguns homens tem o fato da queda de cabelo como drama e outros vivem muito bem com isso - então separei algumas imagens do estilo de Jason Statham - que assim como você, tem problema de cálvice, porém esbanja elegância quando está de terno.
Fotos: Blog vestidadenoiva / stylemepretty / constancezahn (super indico!!!)
Mais uma vez eu repito, dúvidas ou sugestões podem ser enviadas, via email (blogafonsogossipboy@gmail.com), via mensagem na fan page ou até mesmo em forma de comentários.

Muitas das imagens que uso no blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Gossip Boy, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no meu blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para blogafonsogossipboy@gmail.com que prontamente a foto será retirada do ar. Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin