Translate

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Especial SPFW - V.Rom - Inverno 2009

. Como foi o inverno 08 - Baseado no livro Admirável mundo novo, dividiu os modelos em duas facções: os mais certinhos, de boinas e quepes militares, e os rebeldes, de styling tipo terrorista. Bermudas sobre leggings, macaquinhos, coletes de nylon.

. Como foi o verão 09 - Coleção clara, romântica e hippie, cheia de roupas leves e padrões florais. Chapéus, patchwork de listras, lenços e maxi-estampas.

. O inverno 09 - Igor de Barros é uma das grandes estrelas da nossa moda masculina. Nos seus desfiles solo, dentro do finado projeto HotSpot de novos talentos, ele já se esforçava em fazer um homem comum ousar dentro de uma imagem de moda mais interessante. Luta árdua no Brasil, mas que ganhou força quando assumiu o controle criativo da V.Rom, há três estações. À frente de uma marca de alcance real, Igor tenta atingir um rapaz que não tem pavor de estampas florais, shortinhos e modelagens mais ousadas. Neste inverno 2009, o estilista dá mais um passo neste caminho.

A coleção tem três polos: a alfaitaria, o couro e o briho. Na primeira é onde Igor se exibe, desconstruindo e remodelando clássicos do closet masculino. Os resultados são sempre muito espertos e elegantes, em xadrez ou lã. Elementos distorcidos, meio mutantes, dão as caras - como os botões nas costas do paletó, ou os ousados coletes frente única, preso na cintura e na nuca. As calças são bem desejáveis - molengas, de comprimento curto e shape certo, com o gancho mais folgado e pregas leves.

A sequência em couro ocre é um susto (será que você realmente estava prestando atenção?) que flutua meio à parte da coisa toda. Ok, as modelagens são realmente boas, com destaque máximo às jaquetas. Mas a cor, com um clima meio cangaceiro, talvez fizesse mais sentido na coleção da marca-irmã Cavalera, onde Igor também dá expediente.

O brilho máximo deste inverno da V.Rom, com o perdão do trocadilho, fica por conta dos tecidos brilhantes. Sintéticos, plastificados, lamês, metalizados; mostram o que Igor quer atingir: aquele garoto moderninho (de um futuro ainda distante) que pode encarar uma roupa que apareça mais que a produção da namoradinha.

Para ele, a camisa em azul royal metalizado pode surgir como um exagero estético ainda. Mas o look 100% xadrez plastificado é uma possibilidade, além da ótima bomber listrada de brilho fosco.

Ponto alto do desejo: os ótimos looks em preto + dourado - fazendo vista grossa ao shortinho estampado, que pareceu mais uma samba canção no corpo do pobre modelo. Mas a bermuda é boa e as jaquetas, um primor. Poderiam ter dado o tom a mais entradas na passarela.

Eduardo Viveiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin