Translate

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SPFW: Alexandre Herchcovitch – Inverno 2012

Direção de Criação: Alexandre Herchcovitch
Styling: Mauricio Ianes
Beleza: Celso Kamura
Trilha: Max Blum
Inspirações: A vestimenta dos judeus ortodoxos
Materiais: Coleção feita quase inteiramente de lã; malha, algodão encerado e couro.
Cores: Preto, branco, marinho e cinza.
Highlights: Por 12 anos Alexandre estudou em um colégio ortodoxo, onde tinha aulas de hebraico com rabinos e estudava em classes somente para meninos. Apesar de não seguir a tradição ortodoxa, Herchcovitch tem muita proximidade com a cultura judaica. “É um tema que ia aparecer na minha vida em algum momento”, diz Alexandre, momentos antes do desfile. Para Mauricio Ianes (que também vivenciou uma experiência forte com o judaísmo ortodoxo), era um desejo acompanhado de apreensão. “A gente sempre quis abordar esse tema, mas tínhamos receio dessa proximidade que temos com a religião”. E quando finalmente ele surge, vem inteligentemente carregado de referências e criado com certo distanciamento que resultou em uma das imagens mais fortes da temporada.
Herchcovitch desconstruiu a roupa super restrita dos ortodoxos e incorporou elementos da religião judaica e adereços de reza a sua alfaiataria:
- As listras e os tons da coleção remetem ao Talit, o xale que os homens usam para rezar.
- As mangas e luvas listradas de preto vêm do Tefilin, amuleto de couro que é amarrado no braço e na mão diariamente na hora da reza. Desde o barmitzvah os meninos passam a usar.
- Os cintos são uma referência ao Gartel, faixa que se usa por cima dos casacões de inverno.
- Alguns looks ainda levam o Shtraimel, tradicional chapéu de pele que faz parte do costume ortodoxo.
- A série de looks brancos, preferida de Ianes, remete ao Na Nach, uma ramificação do judaísmo ortodoxo que não se vê muito no Brasil. O grupo é conhecido por celebrar a alegria, o que é percebido também na trilha sonora, que usa uma nova banda israelense Oy Division (isso mesmo), com sonoridade festiva e folclórica.
- Ao contrário da coleção feminina, a masculina é mais comercial e “pé no chão”. Por trás da referência judaica e das sobreposições, há camisas, bermudas, paletós, casacos e calças com o DNA de Herchcovitch e com a modelagem que define os próximos padrões da roupa masculina contemporânea.

Fonte: FFW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin